terça-feira, 22 de maio de 2012

O Petróleo


  
     Os produtos petrolíferos naturais incluem materiais gasosos, líquidos e sólidos nas condições normais de pressão e de temperatura. Os produtos sólidos designam-se de asfaltos ou betumes, os líquidos por petróleo bruto ou nafta e os gasosos por gás natural. Este combustível fóssil deriva de matéria organiza fossilizada, como por exemplo de zooplâncton e algas. Grandes quantidades desse material deposita-se no fundo dos oceanos e lagos misturando-se com sedimentos e sendo enterrados em condições anóxidas.Com a consequente deposição de mais camadas superficiais, este material experimenta condições depressão e temperatura crescentes levando a mudanças na matéria orgânica, passando a um material ceroso (rica em lípidos) denominado de querogênio.
    Este material se sujeito a mais calor e pressão origina hidrocarbonetos líquidos e gasosos altamente energéticos num processo denominado de catagénese. Assim o petróleo forma-se a partir de pirolises de hidrocarbonetos através de um conjunto de reacções endotérmicas a altas temperaturas e pressões . Alguns geólogos afirmam que o petróleo só se forma dentro de uma janela de temperaturas,se a temperatura for inferior do que o limite mínimo a matéria não passa de querogênio, mas se for maior do que o limite máximo passa todo a gás natural podendo escapar-se das rochas.
    Assim para que o petróleo se forme são necessárias três condições: uma rocha-mãe rica em hidrogenocarbonatos, pressão e temperaturas elevadas de forma a “cozinhar” o hidrogenocarbonato a óleo; uma rocha-armazém ou rocha-reservatório, que tem que ser porosa e permeável onde o óleo se acumula; e uma rocha-cobertura ou outro mecanismo que impeça que o óleo se escape para a superfície.
    À medida que a rocha-mãe é pressionada, e uma vez que os hidrocarbonetos líquidos são menos densos que a água e rocha, o óleo sobe pela rocha porosa ficando ai aprisionada, se por cima dele existir uma rocha-cobertura (normalmente ricas em argila),formando um reservatório. No entanto este processo é influenciado por águas subterrâneas que ao circularem podem levar o petróleo para outras zonas onde na ausência de rochas sobrejacentes impermeáveis afloram à superfície.
    Dentro dos reservatórios os produtos resultantes do processo de formação do petróleo tendem a organizar-se em três camadas. Em baixo, mais denso, água normal mente salgada e que pode ser um remanescente da que ficou impregnada nos sedimentos; no meio, menos denso que a água e que a rocha, crude ou petróleo bruto; e finalmente, no topo destas duas camadas, gás natural.
     Ao conjunto das rochas-mãe, rocha-reservatório e rocha-cobertura constituem uma armadilha de petróleo. Após a extracção do petróleo bruto este é processado em refinarias que realizam uma destilação em colunas de fraccionamento.
Fig.1 - Armadilha petrolífera

    Como se pode verificar o petróleo leva milhões de anos a produzir-se e apenas sobre condições muito específicas, pelo que se torna um bem raro. Dada a dependência da sociedade actual nesta matéria, torna-se evidente a necessidade de maximizar a o rendimento da sua utilização. A sua exploração pode ser extremamente dispendiosa pois na maior parte dos casos os reservatórios encontram-senas camadas sedimentares dos fundos oceânicos,sendo necessários meios técnicos muito complexos.

Fontes: http://pt.scribd.com/doc/57754207/Resumo-11%C2%BA-Ano-Carvao-e-Petroleo
http://terra-online.blogspot.pt/2010/04/combustiveis-fosseis.html

3 comentários:

  1. muito interessante :)

    cumps. Geo-Vida

    ResponderEliminar
  2. O petróleo é o que noz permite viver o nosso estilo de vida, mas precisamos de o substituir antes que seja tarde de mais.

    ResponderEliminar
  3. nao deviam ter parado, os posts são mt interessantes (:

    ResponderEliminar