terça-feira, 15 de maio de 2012

A desflorestação e a erosão do solo


  
    A desflorestação provocada pelas atividades humanas acelera muito a erosão natural.
    Em vez de cair diretamente no solo, boa parte da água da chuva bate antes na copa das árvores ou nas folhas da vegetação, que funcionam como um manto protetor. Isso diminui muito o impacto da água sobre a superfície. Além disso, uma rede de raízes ajuda a segurar as partículas do solo enquanto a água escorre pela terra. E não podemos esquecer também que a copa das árvores protege o solo contra o calor do Sol e contra o vento.
    Ao destruirmos a vegetação natural para construir casa ou para a lavoura, diminuímos muito a proteção contra a erosão. A maioria das plantas que nos serve de alimento tem pouca folhagem e, por isso, não protege tão bem o solo contra a água da chuva. As suas raízes são curtas e ficam espaçadas nas plantações, sendo pouco eficientes para reter as partículas do solo. Finalmente, muitas plantas - como o milho, a cana-de-açúcar, o feijão e o algodão - não cobrem o solo o ano inteiro, deixando-o exposto por um bom tempo. O resultado é que a erosão se acelera, e a parte fértil fica prejudicada.
     Com a erosão, o acúmulo de terra transportada pela água pode-se depositar no fundo dos rios, obstruindo o seu fluxo. Esse fenómeno é chamado de assoreamento e contribui para o transbordamento de rios e o alagamento das áreas vizinhas em períodos de chuva.
    Há ainda outro problema resultante da desflorestação. Sem a cobertura da vegetação, as encostas correm maior risco de desmoronar, provocando desabamentos de terra e rochas, com graves consequências.
    Quando a desflorestação é feita por meio de queimadas, ocorre outro problema: o fogo acaba destruindo também os microorganismos que realizam a decomposição da matéria orgânica e promovem a reciclagem dos nutrientes necessários às plantas. A perda de matéria orgânica deixa o solo mais exposto à erosão e à ação das chuvas, acentuando o seu empobrecimento.

   Infelizmente,  a desflorestação foi durante muitos anos vista como impulsionadora do desenvolvimento da economia de um país, visto que com ela se liquida o "capital" de uma floresta, abrindo caminho para outras formas de lucro, como a produção de comida, matéria-prima, energia ou construção de infra-estruturas. Esta perspectiva mudou na actualidade, mas não é por isso que a desflorestação diminuiu.

Fontes: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Solo/Solo13_2.php

1 comentário:

  1. A floresta é muito importante para na natureza. Infelizmente a destruição das aéreas florestais põe em risco os solos e por consequência leva ao surgimento de aéreas desertas.

    ResponderEliminar