segunda-feira, 14 de maio de 2012

Composição do solo


    O solo é uma mistura de vários minerais, matéria orgânica e água capaz de manter a vida das plantas na superfície terrestre. É o produto final das ações dos processos físicos, químicos e biológicos que degradam as rochas e em grande parte produzem minerais. A porção orgânica do solo consiste em biomassa de plantas em várias fases de apodrecimento. No solo podem ser encontradas muitas populações de bactérias, fungos, e animais como minhoca; por exemplo.
       A fração sólida do solo possui aproximadamente 5% de matéria orgânica e 95% de matéria inorgânica. Alguns solos podem conter até 95% de material orgânico ou menos de 1% desse material.
       Os solos típicos mostram camadas características com o aumento da profundidade. Estas camadas são chamadas horizontes; os horizontes formam-se como o resultado de interações complexas que ocorrem devido ao desgaste do solo provocado pelas mudanças ao longo do tempo.
     A água da chuva que atravessa o solo carrega sólidos dissolvidos e coloidais para horizontes inferiores, onde eles são depositados. Processos biológicos, tais como o apodrecimento bacteriano da biomassa das plantas, produzem CO2 ligeiramente ácido, ácidos orgânicos, e combinações de complexos que são levados através da água da chuva para horizontes inferiores, onde eles interagem com areia e minerais, alterando as propriedades dos mesmos.
       A camada do topo do solo, de vários centímetros de espessura, é conhecida como o horizonte A, ou camada da superfície do solo. Esta é a camada de máxima atividade biológica no solo e contém a maior parte de material orgânico.
       A camada seguinte é o horizonte B, ou subsolo. Recebe materiais tais como matéria orgânica, sais e partículas de areia que são carreadas do horizonte A. O horizonte C é composto de rochas desgastadas a partir das quais originou-se o solo.
Fig.1 - Horizontes do Solo
       Os solos exibem uma grande variedade de características que são usadas para a sua classificação para vários propósitos, inclusive produção agrícola, construção de estrada e etc. Outras características do solo incluem resistência, viabilidade, tamanho de partícula, permeabilidade, e grau de desenvolvimento.

  Na verdade, os conhecimentos que detínhamos sobre o solo e a sua composição eram quase nulos portanto consideramos de extrema relevância o seu estudo, já que o ser humano depende grandemente dele para sobreviver.

Fontes:http://www.uenf.br/uenf/centros/cct/qambiental/so_agua.html

Sem comentários:

Enviar um comentário