segunda-feira, 23 de abril de 2012

Recursos Minerais

 Os recursos minerais podem classificar-se em:
  •     Recursos minerais metálicos: Os recursos minerais mais abundantes são: o cobre (Cu), o alumínio, o zinco , o ferro e o chumbo por outro lado, o ouro, a prata (Ag), e a platina são os mais escassos na Natureza. Quando estes elementos químicos se encontram concentrados em determinados locais, com um teor várias vezes superior ao clarke, poderemos estar na presença de um jazigo mineral. O material que, num jazigo mineral, é aproveitável designa-se por minério. O material que, no mesmo jazigo mineral, é rejeitado designa-se por ganga.
    Fig.1 - Cobre nativo
  •   Recursos minerais não metálicos: Estes recursos são relativamente abundantes na Natureza. Constituem para as sociedades modernas, substâncias que devem ser consideradas, como bens de primeira necessidade. Assim, mesmo sem o Homem se aperceber, materiais como as areias, o granito, o basalto ou o mármore são fundamentais para o seu bem-estar

Fig.2- Recursos minerais não metálicos

   Portugal é um país relativamente rico em recursos minerais não metálicos, estes assumem particular importância, como materiais de construção e de ornamentação, nomeadamente o xisto, o granito, o basalto, o mármore, o calcário, as areias e as argilas.  No que diz respeito aos minérios metálicos, Portugal exporta enormes quantidades de cobre e estanho (jazida de Neves Corvo que se encontra na conhecida faixa piritosa). Contudo, existem também outras reservas, que poderão ser exploradas caso o panorama internacional se modifique.O nosso país também possui também regiões uraníferas.
Fig.3 - utilização de minerais na Indústria


    A extracção de recursos minerais dá-se principalmente sobre dois processos:

  → Exploração a céu aberto – normalmente são retirados recursos não metais e rochas ornamentais, estes alteram em muito a paisagem quer na remoção de árvores, quer nas grandes depressões que ficam após da retirada das rochas ornamentais, para minimizar esse impacto frequentemente enche-se essas depressões com solo o que não 100% eficaz.

 → Explorações subterrâneas – em que são retirados os recursos metálicos, há a abertura de galerias no interior da terra, para isso há um abate da vegetação local mas, o mais preocupante como já foi referido quando há exploração do minério este vem sempre acompanhado com material que não tem valor económico que é designado por ganga, que é acumulada no exterior da mina formando as escombreiras, estas são prejudiciais ao meio ambiente pois contêm metais pesados que para além de poluírem o solo pode também contaminar os aquíferos.


    Acrescentamos ainda que os recursos minerais podem também ser classificados como energéticos, se servirem de algum modo como forma de energia, e temos como exemplos o urânio, o carvão e o petróleo.
Fig.4- Recursos minerais em Portugal

Fontes: http://filipedebarros.wordpress.com/recursos-minerais-8%C2%BA-ano/

http://www.google.com/imgres?um=1&hl=pt-

1 comentário: