segunda-feira, 23 de abril de 2012

Evolução da actividade mineira


    Com a revolução industrial, no século XIX, a actividade mineira adquire maior importância, a exploração passa a ser regulamentada, sendo atribuídas várias centenas de concessões mineiras por todo o País até final desse século. Nesta altura no Alentejo tornam-se particularmente importantes, do ponto de vista económico e social, as zonas de Aljustrel e de São Domingos com as suas minas que se dedicavam à exploração de concentrações maciças de sulfuretos.
    Na primeira metade do século XX as duas guerras mundiais constituíram um factor importante para a intensa procura primeiro de tungsténio e depois de urânio (durante a chamada “guerra fria”) mas a exploração destes elementos ocorreu fundamentalmente no centro e norte do País, embora tenha tido também alguma importância no Alto Alentejo especialmente no caso do urânio. Noutras regiões do Alentejo continuaram em laboração um grande número de minas onde se extraíam principalmente os chamados metais básicos (cobre, chumbo e zinco) e também enxofre, destinado à industria química. Além das já referidas Minas de Aljustrel e São Domingos, houve outras explorações relevantes do ponto de vista económico e social, como por exemplo as Minas do Lousal, Orada, Canal Caveira, Aparis, Tinoca e Bugalho.
    Na segunda metade do século XX o preço dos metais básicos entrou em declínio com o aparecimento de importantes jazigos na Ásia, América do Sul e África, onde a pressão social é menor quer a nível das condições de trabalho (o que faz com que os salários sejam muito menores) quer a nível das exigências de protecção ambiental. Este factor associado ao esgotamento das reservas em muitos dos jazigos nacionais, levou a uma intensa recessão da industria mineira, com o encerramento sucessivo da quase totalidade das minas até ao presente. A única excepção e esta tendência foi a registada na Mina de Neves Corvo, que devido à sua excepcional riqueza, desde que entrou em laboração (final da década de oitenta) projectou Portugal para um lugar cimeiro a nível mundial na produção de cobre e estanho.

   Sem dúvida que a Revolução Industrial contribuiu largamente para o aumento da actividade mineira, mas já antes, num passado bem mais distante os minérios tiveram um grande relevo histórico.Não é por acaso que certos períodos históricos são denominados mediante o recurso geológico explorado na altura (Idade da Pedra, Do Bronze, Do Cobre, etc.), até os romanos por aqui pararam e exploraram os nossos metais!

Fontes: http://veiasdahistoria.blogspot.pt/2011/10/contexto-da-primeira-revolucao.html
http://www.alentejolitoral.pt/PortalAmbiente/RecursosNaturais/Recursos%20geologicos/Paginas/Recursosgeol%C3%B3gicos.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário