terça-feira, 17 de abril de 2012

Aquíferos

     Aquífero é uma formação geológica subterrânea que funciona como reservatório de água, sendo alimentado pelas chuvas que se infiltram no subsolo. São rochas com características porosas e permeáveis capazes de reter e ceder água. Fornecem água para poços e nascentes em proporções suficientes, servindo como proveitosas fontes de abastecimento.
    Uma formação geológica para ser considerado um aquífero deve conter espaços abertos ou poros repletos de água e permitir que a água tenha mobilidade através deles.



Principais tipos de aquíferos:

  • Aquífero livre ou freático:

     Os aquíferos livres ou freáticos foram os primeiros explorados pelo ser humano. Apresentam a porção inferior delimitada por rochas permeáveis ou semipermeáveis e a porção superior livre estando, em alguns casos, acima do nível do solo, o que acaba por originar os charcos e pântanos.
     A sua recarga ocorre de forma livre pela infiltração direta da água das chuvas, sendo que o tipo de cobertura do solo (vegetação, pavimentação, plantações, entre outros) e a inclinação do terreno são fatores que tornam o processo de infiltração variável. A descarga dá-se em áreas de contato com rios, lagos, mares e nas nascentes, quando a água brota naturalmente do aquífero freático para a superfície, originando um córrego. 
    Em função da sua pouca profundidade, os aquíferos freáticos são facilmente contaminados, sendo que grande parte desse tipo de depósito de água em área urbana já se encontra nessa situação.
Fig.1- Aquífero livre


  • Aquífero confinado ou artesiano
    Os aquíferos artesianos são aqueles que estão entre camadas de rochas permeáveis ou semipermeáveis a profundidades maiores, onde a circulação de água é menos intensa que nos aquíferos freáticos. Em função da grande profundidade e da pressão exercida pelas camadas adjacentes de rocha, a pressão nos aquíferos artesianos é maior que a pressão atmosférica, portanto a maioria dos poços perfurados nesse tipo de aquífero tende a jorrar.

Fig.2 - Aquífero confinado
   
    Os aquíferos artesianos apresentam diferenças quanto ao tipo de rocha a que estão associados. Vejamos:

                - Aquífero de fractura :No local de ocorrência de rochas ígneas ou metamórficas formam-se os aquíferos de fraturas ou fissuras, pois esses tipos de rochas tendem a apresentar fraturas que são ocupadas pela água. A perfuração de poços depende da precisão em acertar uma fratura significativa, o que nem sempre é possível de se calcular previamente.
 Em geral, trata-se dos menos produtivos; mas, por questões de localização geográfica, são muito importantes para o abastecimento em nosso país, pois vários estão localizados em áreas que comportam grandes cidades e, assim, são largamente utilizados no abastecimento.
                - Aquíferos porosos: Consistem nos aquíferos mais relevantes, por apresentarem a maior capacidade de armazenamento de água e por abrangerem grandes áreas. Estes aquíferos ocorrem em materiais de origem sedimentar, cuja principal característica é a grande e homogénea porosidade, o que permite à água escoar em qualquer direcção. A recarga desse tipo de aquífero é mais intensa do que nos de fissura.
                     - Aquíferos cársticos: São aquíferos associados a rochas carbónicas, as quais apresentam bastante sensibilidade ao desgaste por ação da água. Dessa forma, as fraturas nesse tipo de rocha alargam-se pelo fluxo de água, formando verdadeiros rios subterrâneos.

Fig.3 - Aquífero de fracturas
Fig.4 - Aquífero poroso
Fig.5- Aquífero cárstico

    Na aula, distinguimos quatro tipo de aquíferos: os aquíferos livres e os aquíferos confinados, acima referidos; e também, os aquitardos - aquíferos em que a água está contida em fendas ou diaclases de rocha impermeável, como o granito, a água desloca-se lentamente em profundidade ressurgindo ao fim de períodos mais ou menos longos; e os aquiclusos - locais onde a água não sofre percolação nem possui zona de recarga, a água só está acessível através de furos.
    Assim a classificação é variável de autor para autor.


Fontes: http://www.infoescola.com/hidrografia/aquifero/         
http://www.educacional.com.br/reportagens/alterchao/parte-02.asp

Sem comentários:

Enviar um comentário