quinta-feira, 12 de abril de 2012

Hidrogeologia e Ciclo Hidrológico

    Ciência que estuda os processos de acumulação de água no subsolo, as leis que regem a sua movimentação (infiltração e fluxo subterrâneo), qualidade química (sais minerais dissolvidos) e como estas qualidades interferem na saúde humana, animal e vegetal. Estuda, também, as modificações provocadas no solo agrícola pelos sais minerais dissolvidos na água de irrigação. Estes conhecimentos permitem ao Hidrogeólogo indicar, com relativo grau de certeza, os locais propícios para se perfurar poços profundos, usados na extração da água subterrânea. 

    Chamamos de ciclo hidrológico, ou ciclo da água, à constante mudança de estado da água na natureza.
   Quando uma chuva cai, uma parte da água infiltra-se através dos espaços que encontra no solo e nas rochas. Pela ação da força da gravidade esta água vai-se infiltrando até não encontrar mais espaços, começando então a movimentar-se horizontalmente em direção às áreas de baixa pressão.
A água da chuva que não se infiltra, escorre sobre a superfície em direção às áreas mais baixas, indo alimentar diretamente os riachos, rios, mares, oceanos e lagos.
    Em regiões suficientemente frias, como nas grandes altitudes e baixas latitudes (calotas polares), esta água pode-se acumular na forma de gelo, onde poderá ficar imobilizada por milhões de anos.
    O caminho subterrâneo das águas é o mais lento de todos. A água de uma chuva que não se infiltrou levará poucos dias para percorrer muitos e muitos quilómetros. Já a água subterrânea poderá levar dias para percorrer poucos metros. Havendo oportunidade esta água poderá voltar à superfície, através das fontes, indo se somar às águas superficiais, ou então, voltar a infiltrar-se novamente.   
    A vegetação tem um papel importante neste ciclo, pois uma parte da água que cai é absorvida pelas raízes e acaba voltando à atmosfera pela transpiração ou pela simples e direta evaporação (evapotranspiração).
Ficheiro:Ciclo da água.jpg
Fig.1 - Ciclo Hidrológico
    A água é um dos mais importantes recursos naturais, não apenas por ser essencial à vida mas também pela sua acção modeladora no nosso planeta. Estudar o seu percurso na Terra apenas fornecerá ainda mais instrumentos para o aproveitamento correcto e rentável dos recursos.

Fontes: http://www.meioambiente.pro.br/agua/guia/ociclo.htm

1 comentário:

  1. A água é um dos mais importantes recurso naturais, por ser essencial á vida. Está muito elaborado.
    parabéns

    ResponderEliminar