quinta-feira, 12 de abril de 2012

O Mar Morto

    O Mar Morto na verdade é um grande lago localizado na região do Oriente Médio na região entre as colinas da Judeia e os planaltos da Transjordânia.
Fig.1- Localização do Mar Morto

    É o local de maior salinidade do mundo, com 300g para cada litro de água (o normal é 30g). Nenhum animal habita suas águas e é também o local com a mais profunda depressão do planeta, são 400 m abaixo do nível do mar.
    O Mar Morto possui nas suas águas bromo, brometo de magnésio, cloreto de sódio, óxido de magnésio e ácido clorídrico. Os raros peixes que chegam até ele pelas águas do Rio Jordão morrem instantaneamente devido à alta salinidade. É essa salinidade inclusive que faz com que seja quase impossível afundar. No fundo do lago se acumula uma lama preta, com grande quantidade de sais minerais, utilizada pela indústria cosmética.
    Os ambientalistas e os cientistas preocupam-se com a conservação do Mar Morto pois o seu ritmo natural de recuo tem acelerado. A taxa de evaporação chega a 1,6 metros por ano. O que juntamente com a exploração desenfreada das suas águas pela Jordânia e por Israel (que a utiliza depois de caros processos de dessalinização), e pela diminuição de alguns dos seus afluentes mais importantes como o Rio Jordão, fez com que seu nível baixasse em mais de 10 metros aumentando ainda mais sua salinidade.

    O Mar Morto é apenas um dos muitos exemplos da forma como o ser humano rapidamente gasta os seus recursos. Se por um lado o aquecimento global contribuiu para a evaporação de grandes quantidades de água deste grande lago, por outro o Homem agrava a situação e, mais tarde ou mais cedo, o Mar Morto desaparecerá. Novamente nos questionamos até que ponto a intervenção do Homem na Natureza não será prejudicial para ele mesmo…

Fig.1 - Mar Morto
Fig.2 - Pessoa flutuando no Mar Morto

Fontes: http://www.infoescola.com/oceanografia/mar-morto/
http://nervbrasil.sites.uol.com.br/manuscritosmarmorto.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário