quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Limite K-T

    O Nível K-T é uma assinatura geológica, normalmente uma camada fina com aproximadamente 65,5 (± 0,3) milhões de anos.
    K é a abreviatura usada para o Período Cretáceo, e T é a abreviatura para o Período Terciário. Este limite marca o final da Era Mesozóica e o início da Era Cenozóica, e está associado à extinção em massa ocorrida no evento KT. (Extinção em massa, ocorrido há cerca de 65,5 milhões de anos - Este teve um enorme impacto na biodiversidade Terrestre e vitimou a maioria dos seres vivos da época, incluindo os dinossauros e outros répteis gigantes.
    O primeiro limite KT foi descoberto por Luis e Walter Alvarez em Gubbio, Itália no ano de 1981, estes limites podem ser encontrados em quase todo o Mundo, sendo que em Portugal não existe nenhum. No entanto, na vizinha Espanha, encontram-se cerca de sete.
    A nosso ver, o limite K-T é um marco da história muito importante do passado, regista-se que nesta época ocorreu uma grande e revolucionária extinção de um dos grupos de seres vivos mais importantes da história da Terra, os dinossauros. Esta grande extinção foi provocada por uma suposta colisão de um asteróide com a Terra.


Fig.1 -  Algumas teorias defendem que a colisão de um grande meteorito com a Terra conduziu  à extinção dos dinossauros

Fig.2 - Limite K-T

Fontes:http://www.google.pt/imgres?q=limite+k-t&um=1&hl=pt-PT&sa=N&rlz=1C1GGGE_pt-       
http://www.lyceeflaubertlamarsa.com/lithotheque/IMG/jpg/

1 comentário: