quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O Marégrafo de Cascais


   
     Medir o nível médio das águas do mar não é fácil, pois as águas estão constantemente a mexer-se. Oscilam com as ondas, com os ventos, com as correntes e com as marés. E oscilam de forma estranha..
Os marégrafos são boias ligadas a um registo: habitualmente um rolo de papel que roda lentamente num tambor, com o ritmo marcado por um relógio. Uma caneta marca nesse papel o nível da boia. Esta última flutua num poço, em contacto com as águas do mar apenas pelo fundo. Dessa forma, a boia está protegidas das ondas e das oscilações mais rápidas das águas. Filtra-se o ruído, como se diz em estatística.
      Reduzido ou eliminado o efeito das ondas, restam ainda oscilações aleatórias mais lentas, provocadas pelos ventos, pelas correntes, pelas alterações da pressão atmosférica e até pela passagem de navios. Por cima dessas oscilações aparecem ondas largas, as marés. Os marégrafos registam todos estes movimentos. É depois necessário fazer muitos cálculos para encontrar o nível médio das águas do mar.
     Os marégrafos são instrumentos discretos, habitualmente montados numa casinhota junto à costa. Em Portugal há vários. Um deles, talvez o mais interessante, é o marégrafo de Cascais, localizado junto à Fortaleza, no Passeio de D. Maria. Foi construído em 1882 e está hoje classificado como imóvel de interesse público. Foi com ele que se conseguiu calcular o nível médio das águas oceânicas na costa portuguesa. E foi com os seus registos que se calculou o Zero Hidrográfico, um mínimo absoluto que nem na maré mais baixa nem nas condições mais extremas é ultrapassado. O aparelho ainda hoje funciona, e os seus registos continuam a ser usados para fazer previsões rigorosas das marés.
Fig.1. - Tambor do maégrafo

 
Fig.2- Maregrama - registo resultante do marégrafo com o nível  das águas do mar dos últimos sete dias

    Medir o nível médio das águas do mar é de extrema importância já que é a partir do mesmo que se calcula a altitude de um determinado local. Com a tecnologia de satélite estas medições tornam-se moderadamente fáceis evitando todos os cálculos elaborados que o marégrafo exige. De qualquer das formas não deixa de ser um dispositivo relevante e que permitiu o desenvolvimento humano, o fato de ainda hoje funcionar prova a sua durabilidade e fiabilidade.

Fontes: http://cvc.instituto-camoes.pt/ciencia/e58.html
            http://culturacascais.blogs.sapo.pt/2885.html

Sem comentários:

Enviar um comentário