quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Descoberto mais antigo viveiro de dinossauros do mundo

Fig.1- Localização do Free State
   Paleontólogos da Universidade de Witwatersrand, de Joanesburgo, afirmam ter descoberto, na província sul-africana do Free State, o mais antigo viveiro de dinossauros, com ovos, alguns contendo embriões, datado de há 190 milhões de anos.
    Foram encontradas ninhadas de Massospondylus que, para os cientistas, constituem não só prova dos mais antigos ovos e embriões de dinossauro como também de comportamentos até agora desconhecidos, designadamente a construção de ninhos ou locais de reprodução por aquela espécie.
É possível que muitos mais ninhos poderão existir no local, uma falésia, e que poderão estar cobertos por toneladas de rochas.
    Os fósseis foram descobertos em rochas sedimentárias que datam dos inícios do período jurássico. Os cientistas descrevem o Massospondylus como «um familiar do Sauropods, um dinossauro gigante e de pescoço longo que viveu nos períodos jurássico e cretácio".

Fig.2- Massospondylus



   Achamos que esta descoberta vai permitir-nos um aprofundamento dos conhecimentos que já existem sobre a história evolutiva da Terra. Cada passo minusculo é necessário  para percebermos a razão de aqui estarmos.




Fontes:http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=2060&id_news=5552

1 comentário:

  1. São estas descobertas que permitem que tenhamos uma visão do passado biológico e geológico do nosso planeta

    ResponderEliminar