quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Nicolas Steno

Justo é o que vemos, mais justo o que temos percebido, mais justo ainda o que está velado.
        Nascido a 11 de janeiro de 1638 em Copenhaga, na Dinamarca,  Nicolas Steno revoluciou o estudo de fósseis. Foi um pioneiro em anatomia e geologia. Em 1659 ele decidiu não aceitar alguns dos conceitos da época e realizar pesquisas sozinho.
     Foi um geólogo, paleontologista e anatomista. No âmbito da anatomia descobriu, em 1660, o ducto Stensen. No âmbito da geologia, foi o primeiro a perceber que a crosta terrestre contém uma história cronológica dos eventos geológicos que pode ser decifrada por um estudo cuidadoso de estratos de rochas e fósseis (que ele identificou como os restos de antigos organismos vivos). Em 1669 fez também a descoberta de que todos os cristais de quartzo têm os mesmos ângulos entre faces correspondentes.
    Mais tarde, ele abandonou a ciência para a religião e tornou-se padre em 1675. Faleceu em Schwerin na Prússia em 1686.

Fig.1 - Ilustração de Steno comparando dentes de um tubarão com dentes fossilizados

Google-Doodle-Nicolas-Steno
Fig.2 - Homenagem da Google a Nicolas Steno pelo seu 374º aniversário 

     A Google homenageia esta mente inovadora no seu 374º aniversário e nós, como estudantes de geologia, sentimos também essa obrigação. Ignorando todos os dogmas da época Steno lançou as bases para a estratigrafia e reconheceu os fósseis pelo que eles são, nomeando os princípios estratigráficos que ainda são usados nos nosso dias. Sem ele talvez nunca se tivesse conseguido reconstituir a história da Terra da forma como a conhecemos hoje (e mesmo este conhecimento é flagrantemente diminuto). Lamentamos que tenha abandonado os seus estudos gradualmente para se dedicar à igreja, talvez muitas mais descobertas inovadoras pudesse ter feito…

Nicolas Steno 374th Birthday Google Doodle


Fontes: http://bagarai.com.br/nicolas-steno-pioneiro-nos-campos-da-anatomia-e-geologia.html
http://www.btips.net/2012/01/nicolas-steno-374th-birthday-google-doodle/

Sem comentários:

Enviar um comentário