segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Carta geológica

    A carta geológica é uma representação gráfica dos fenómenos  geológicos, da história geológica, de uma  determinada região.Resulta da sobreposição de dados geológicos numa carta topográfica – dados de base.

Fig.1- Extracto da carta geológica 26b de Alcobaça

    Fazem-se a partir de levantamentos de campo  (localizar, identificar os afloramentos e traçar dos  limites entre as diferentes formações geológicas) 
    Têm utilidade nas áreas de  prospecção e exploração de  matérias primas, de recursos hídricos e de fontes de energia; escolha de locais para a implantação de  grandes obras de engenharia; definição de riscos  geológicos; enfim, são documentos indispensáveis no planeamento e ordenamento do território.




Nova Carta Geológica de Portugal:
   O Laboratório Nacional de Energia e Geologia publicou uma carta geológica de Portugal que descreve pela primeira vez à mesma escala o substrato geológico do território do continente, das ilhas e de parte da região imersa portuguesa.
    A carta, à escala de 1:1 000 000, foi realizada segundo novas tecnologias e, além de apresentar pela primeira vez as ilhas e a parte do território escondido pelo oceânico, relaciona a diversidade do substrato geológico do território com as respectivas idades geocronológicas.


Fig.2- Carta geológica portuguesa

Fontes:http://www3.uma.pt/sprada/documentos/aulas/Geologia_de_Engenharia_Topografia/Teorica/11_Cartografia_Geologica.pdf 
http://minadeciencia.blogspot.com/2010/11/criada-nova-carta-geologica-de-portugal.html

1 comentário:

  1. As cartas geológicas são muito importantes para as obras de engenharia ou para identificar os afloramentos e traçar dos limites entre as diferentes formações geológicas.
    Este post está muito bem elaborado.

    ResponderEliminar