quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Ouro poderá ser extraterrestre

    Quase todo o ouro que a humanidade possui ou que está a ser extraído de minas é de origem extraterrestre. Foi trazido para a Terra por asteróides  massivos que embateram no planeta no final da sua formação, há 4500 milhões de anos, sugerem os resultados de um estudo publicado na revista "Science". 
     Esta nova investigação traz fortes evidências de que o ouro, a platina e o paládio, entre outros metais, presentes no manto e na crosta da Terra, da Lua e de Marte, chegaram a tais sítios graças à queda  de objectos celestes do tamanho de mini-planetas durante a fase da formação planetária do sistema solar.  Estas colisões massivas aconteceram dezenas de milhões de anos depois do grande impacto que originou a Lua.
     O facto de se poder extrair ouro desperta a curiosidade dos cientistas há muito tempo, sendo que já havia várias explicações científicas, mas nunca nenhuma tinha sido suportada por evidências significativas.
    A explicação apresentada por este novo estudo é, segundo os seus autores, a que melhor se adapta às evidências. Os resultados sugerem que o maior astro que caiu na Terra tinha entre 2400 e 3200 quilómetros de diâmetro, sensivelmente do tamanho de Plutão, enquanto os que atingiram a lua eram dez vezes menores.
    De acordo com os investigadores, estes corpos cósmicos eram grandes o suficiente para produzir o enriquecimento dos elementos siderófilos, mas não ao ponto de fazerem os seus fragmentos chegarem a fundir-se na Terra, a grande profundidade.


Fig.1 - Pepita de ouro
  
    Sem dúvida uma teoria curiosa. Os metais estão presentes no nosso dia-a-dia e quase nunca pensamos nisso. Pensar que depois de tantas e tantas descobertas ainda não se consegue explicar absolutamente a sua origem é assustador. Esta nova teoria pode não alterar em nada a utilização que damos ao ouro e aos outros metais, mas pensar que todos os dias contactamos com "objectos extraterrestres" com  toda a naturalidade demonstra quão desconhecedora é ainda a raça humana.

Fontes: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=47032&op=all
http://lucasddaniel.blogspot.com/2009_11_01_archive.html

3 comentários:

  1. Essa teoria é muito interessante. Se for mesmo verdade ate podera aumentar o valor do ouro

    ResponderEliminar
  2. 260 kg pepita de ouro
    Estamos à procura de compradores estrangeiros, que pode
    Compro.
    Temos pelo menos 260 kg
    Características
    Natureza: Pepita de ouro
    Quantidade: 260 kg
    Qualidade: 22 quilates mais
    Pureza: 98%
    Origem: BURKINA FASO
    Preço: € 28000/kg
    entre em contato conosco por e-mail para obter mais informações: lucboko@gmail.com

    ResponderEliminar