segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Glaciares



     Para um geólogo, um bloco de gelo é uma rocha, uma massa de grãos cristalinos do mineral gelo. Tal como a maioria das rochas, o gelo é duro mas é muito menos denso do que a maioria das rochas.
    O gelo dos glaciares forma-se por afundimento e metamorfismo do “sedimento” neve. A rocha é formada à medida que os flocos de neve espaçados – cada um é um cristal singular do mineral gelo – sofrem diagénese e recristalizam numa massa sólida. A característica incomum do gelo enquanto mineral é a sua temperatura de fusão extremamente baixa, centenas de graus abaixo das temperaturas às quais a maioria dos minerais se liquefaz.
    Uma massa de gelo, tal como qualquer outra massa de rocha ou de solo à superfície da Terra, pode deslocar-se vertente abaixo. Os glaciares são massas de gelo em terra firme que apresentam provas de movimento atual ou antigo. Dividimos os glaciares com base no tamanho e na forma em dois tipos básicos: os glaciares de vale ou alpinos e os glaciares continentais ou inlandsis.
  •  Glaciares alpinos

      Estes rios de gelo formam-se nas partes mais altas das cordilheiras montanhosas onde a neve se acumula, geralmente em vales pré-existentes, fluindo ao longo dos mesmos. A maioria destes glaciares ocupa a largura total do vale e pode afundar a sua base rochosa sob centenas de metros de gelo.
    Quando o glaciar de vale flui por cordilheiras costeiras, ele pode acabar no oceano, onde se desprendem massas de gelo que formam os icebergs.

Fig.1 - Vista tridimensional  da vertente francesa Mont Blanc
Fig.2 - Geoformas próprias dos glaciares alpinos


  • Glaciar continental
   Um glaciar continental é muito maior do que um glaciar de vale e é constituído por um manto de gelo extremamente lento, daí também o seu outro nome de inlandsis. Os maiores inlandsis actualmente são os que cobrem grande parte da Gronelândia e da Antárctida. O gelo glaciar da Gronelândia e da Antárctida não se encontra confinado aos vales de montanha mas cobre praticamente toda a sua superfície sólida. A superfície superior do inlandsis faz lembrar uma lente convexa extremamente grande. No seu ponto mais alto, no meio da ilha, o gelo atinge espessuras superiores a 3200 metros. A partir desta área central, a superfície do gelo inclina para o mar de todos os lados. Na costa montanhosa, o glaciar divide-se em línguas glaciárias estreitas, fazendo lembrar glaciares de vale que circulam através das montanhas, chegando ao mar, quebrando-se e formando icebergues.
Fig.2 - Glaciar continental


    Principiámos o estudo de glaciares e como tal decidimos divulgar parte dos novos conhecimentos que adquirimos. Os glaciares são formações assombrosas, não só pela sua beleza, como também do ponto de vista geológico. São o agente erosivo com maior poder erosivo e não podem literalmente ficar quietos! As geoformas que lhes estão associadas são dee grande variedade pelo que aqui abordaremos apenas algumas.
    Acrescentamos que os glaciares alpinos se subdividem em : glaciares de circo, glaciares de montanha e glaciares de vale, cada um com a sua forma característica.

Fontes: http://geodinamica.no.sapo.pt/html/pagesgex/glaciares.htm#crescimentoglaciares
http://www.kalipedia.com/geografia-general/tema/glaciares-alpinos.html?
http://geologia12.blogs.sapo.pt/9339.html

Sem comentários:

Enviar um comentário