quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Glaciações

    Glaciação é um termo geral usado para designar todos os processos e resultados ligados ao período de tempo durante o qual se verifica a cobertura ou ocupação de uma área por um lençol de gelo ou glaciar. Diversas teorias têm sido avançadas na tentativa de explicar este fenómeno: diminuições periódicas na intensidade do calor do Sol, poeiras vulcânicas que impedem a passagem dos raios solares, um decréscimo do conteúdo de dióxido de carbono na atmosfera – o que acelera a perda de calor para o espaço exterior – e oscilações dos parâmetros orbitais da Terra, nomeadamente, a sua excentricidade, a sua inclinação e a sua precessão .
    De acordo com Penck e Bruckner, as grandes glaciações que atingiram a região alpina foram cinco:Donau, Günz, Mindel, Riss e Würm, de acordo com os terraços fluviais por eles estudados nos Alpes do Norte. Esta classificação está, no entanto, em desuso pois não se verifica coincidência entre as glaciações e os terraços estudados, pois foi totalmente ignorada a tectónica.

     
    As glaciações provocaram grandes mudanças no relevo continental e no nível do mar. Quando a temperatura global diminuiu ocorreu como consequência o aumento dos glaciares ou seja, as baixas temperaturas provocaram o congelamento da água nos Pólos aumentando a quantidade de gelo nas calotas polares. Assim, sempre que ocorre uma glaciação, o nível do mar desce.

Fig.1.- Evolução dos glaciares ao longo dos últimos 20 000 anos



Fontes:http://altamontanha.com/colunas.asp?NewsID=1280
http://geodinamica.no.sapo.pt/html/pagesgex/glaciares.htm


Sem comentários:

Enviar um comentário