segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Homem de Neanderthal

    O Homo neanderthalensis cujo nome lembra o local onde foi encontrado, surgiu há aproximadamente 200 mil anos atrás, originário possivelmente dos Homo erectus que se adaptaram ao clima frio da Europa. O seu cérebro era de tamanho igual ao nosso, a sua garganta era projetada para a fala, eles possuíam uma linguagem própria, viviam em grupos familiares formados de 8 à 25 pessoas no máximo, o seu corpo era mais baixo, mais forte e mais atarracado do que o nosso, eram inteligente.
    Há aproximadamente 35 mil anos atrás o Homo sapiens chegou a Europa vindo da Ásia, no princípio havia uma coexistência pacífica e  até benéfica para os Homens Neandertais, que aprendiam com o Homo sapiens , mas com o tempo mais e mais Homo sapiens chegavam à Europa, tal começou a gerar conflitos e os Homo sapiens tinham armas mais sofisticadas que os Homens de Neandertal, tendo-se, supostamente, iniciado o processo de extinção dos Homens Neandertais.
Fig.1- Homens de Neanderthal
 Reprodução
Fig.2- Semelhanças e diferenças com o Homem actual

  • O Menino de Lapedo

     Menino do Lapedo foi a denominação dada ao fóssil de uma criança encontrado em 1998 no Abrigo do Lagar Velho do Vale do Lapedo, na cidade portuguesa de Leiria.
    O menino do Lapedo foi descoberto em 28 de Novembro de 1998. A criança foi embrulhada numa mortalha tingida com ocre vermelho e estendida na fossa, de costas e ligeiramente inclinada para a parede do abrigo. 
     O esqueleto mede cerca de 90 centímetros. Desconhece-se o sexo do esqueleto (apesar de ser chamado "menino"). O esqueleto no entanto não estava totalmente intacto: a mão, o antebraço e o pé esquerdos tinham sido deslocados, ou por um animal a escavar na toca ou no ato da descoberta; o crânio, o ombro e o braço direitos foram esmagados durante o processo de terraplanagem do local. A caixa torácica, a coluna vertebral, a cintura pélvica, as pernas, o braço esquerdo e o pé direito, no entanto, estavam intactos e na posição original.
    A relevância deste achado arqueológico, com cerca de 24.500 anos, dá-se pelo facto do fóssil ter pertencido a uma criança que teria nascido do cruzamento de um Homo neanderthalensis com um Homo sapiens, o que revelaria que espécies diferentes poderiam cruza-ser entre si e gerar descendentes. Com o menino do Lapedo podemos também sugerir que o Neandertal desapareceu não por extinção mas sim por interação entre eles.
    Hoje ainda continuam as investigações arqueológicas e antropológicas ao esqueleto, bem como as discussões da sua origem - se de facto resultou da mistura das duas espécies ou na verdade pertence a uma delas.

     Apesar de a causa da extinção do Homem Neanderthal não estar absolutamente provada, a principal teoria culpabiliza os nossos antepassados, o Homo sapiens. Todavia, estas espécies podem ter-se cruzado, pelo que os seres humanos actuais terão uma parte da sua carga genética. 
    Descobertas recentes comprovam que o nosso genoma é 99,9% semelhante ao dos Homens e Neanderthal e que o cabelo ruivo é uma herança directa deles, já que também seriam ruivos.
Fig.4 - Reconstituição facial do Menino de Lapedo


Fontes:http://www.avph.com.br/homoneanderthalensis.htm
http://wwwnovas.blogspot.com/2011/01/os-nossos-antepassados.html
http://revistaepoca.globo.com/Revista/.html

1 comentário: