quarta-feira, 14 de março de 2012

A Teoria de Gaia

    A Teoria de Gaia, também conhecida como Hipótese de Gaia, é uma tese que afirma que o planeta Terra é um ser vivo. De acordo com esta teoria, o nosso planeta possui a capacidade de autossustentação, ou seja é capaz de gerar, manter e alterar suas condições ambientais.
    A Teoria de Gaia foi criada pelo cientista e ambientalista inglês James Ephraim Lovelock, no ano de 1969. Contou com os estudos da bióloga norte-americana Lynn Margulis. O nome da teoria é uma homenagem a deusa Gaia, divindade que representava a Terra na mitologia grega.
    Quando foi lançada, esta teoria não conseguiu agradar a comunidade de cientistas tradicionais. Foi, primeiramente, aceite por ambientalistas e defensores da ecologia. Mas o lançamento de satélites a partir dos anos 70 trouxe dados sobre o planeta que ajudaram a reforçar a tese central da Teoria de Gaia: o planeta tem uma capacidade de controlar a sua temperatura, atmosfera, salinidade e outras características que mantêm o nosso lar confortável, com condições ideais para a existência da vida.
 
    Apesar das dificuldades de definição do que é a vida no mundo científico, esta teoria é uma nova forma de se entender o meio ambiente, pois sabe-se que o ser humano faz parte do todo e que o planeta é um ser que se autorregula. A Terra é uma interação entre o vivo e o não-vivo. 

Fontes:http://tornarseecologicamentecorreto.blogspot.com/2010/11/teoria-de-gaia.html

4 comentários:

  1. Tal teoria não nos era conhecida, daí achar que esta noticia é bastante pertinente.

    Continuação de um bom trabalho
    PlanetaGeo

    ResponderEliminar
  2. Bastante esclarecedor em relação à teoria.
    Bom trabalho. :)

    ResponderEliminar