domingo, 11 de março de 2012

O Efeito de Estufa

    O efeito estufa é um fenómeno natural que faz com que a temperatura da Terra seja maior do que a que seria na ausência de atmosfera permitindo assim que exista vida da forma como a conhecemos.
     A atmosfera atua de forma similar às paredes de uma estufa, deixando penetrar a luz visível e absorvendo a energia infravermelha, mantendo o calor no interior da estufa.

  • Os Gases de Efeito Estufa

   Os Gases de Efeito Estufa (GEE) são responsáveis por reter o calor na atmosfera de modo que a temperatura permaneça dentro de uma faixa de valores apropriada à sobrevivência dos seres vivos e dos ecossistemas.
    Os gases que contribuem para o efeito de estufa (GEE) presentes na atmosfera são:
 -Vapor de água, (H2O)
- Dióxido de carbono (CO2),
- Metano (CH4),
- Óxido de azoto (N2O),
- Clorofluorcarbonetos (CFC),
-Hidrofluorcarbonetos (HCFC)
e ainda outros de menor importância.

  • Intensificação Antropogénica do Efeito de Estufa

- Queima de combustíveis fosseis
   Desde a Revolução Industrial, iniciada em meados do século XVIII, que o Homem tem libertado para a atmosfera grandes quantidades de CO2 através do consumo de combustíveis fósseis, *tais como o carvão, o petróleo e o gás natural, utilizados nas industrias, com a produção em massa de bens de consumo, no sector energético e no sector dos transportes, entre outros.
    O carbono não desaparece espontaneamente da face da Terra. Por isso, é de esperar que a queima de combustíveis fósseis produza um excedente de CO2 algures na atmosfera, oceanos e/ou na biosfera.

- A desflorestação e alteração do uso do solo
 O abatimento de árvores leva à diminuição da absorção de CO2 , o que levará a um aumento da sua concentração na atmosfera. Como consequência, ocorre um desequilíbrio do ciclo do carbono o que acentua o efeito de estufa.
Podemos apontar como consequências da desflorestação:
-Redução da biodiversidade;
-Infertilidade do solo;
-Desertificação;
-Descontrolo do clima;
-Diminuição de oxigénio;
-Aumento de dióxido de carbono, entre outras.



    Apesar de inicialmente as causas das alterações climáticas terem sido consideradas antrapogénicas, cada vez mais provas e teorias aparecem em contrário. O clima é imprevisível, irregular e o mais pequeno factor pode originar grandes alterações. Assim, a culpa não é exclusivamente do Homem e das suas acções, a Terra é um sistema dinâmico e nós somos apenas uma parte dela.
Fontes: http://www.rudzerhost.com/ambiente/estufa.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário