sábado, 10 de março de 2012

Documentário "Reacção em cadeia: O Mundo sem petróleo"

Como seria o nosso planeta se ficássemos sem petróleo?

    
    O principal combustível  do nosso mundo altamente tecnológico e móvel não dura para sempre. Com este documentário ficamos a conhecer um cenário daquilo que aconteceria num dia em que as reservas de petróleo chegassem ao fim. Visionamos os dias e os meses que se seguiriam ao catastrófico acontecimento através de recriações, imagens feitas por computador e animações. Falta de comida, falhas na eletricidade e Invernos que transformariam as grandes cidades em grandes aglomerados de betão e vidro isolados seriam apenas alguns dos problemas.
    Apercebemo-nos, com choque, da enorme dependência de que o mundo padece. Economias de vários países colapsariam e milhares de pessoas morreriam! Já sabíamos que era necessário mudar, mas este documentário alertou-nos para o quão urgente é essa mudança.

  • Factos e Curiosidades
- O petróleo é um dos combustíveis mais poderosos e versáteis do nosso planeta.
- O homem extrai petróleo do subsolo há cerca de 150 anos.
- O homem já extraiu mais de um trilião de barris de petróleo, cerca da mesma quantidade que ainda há no subsolo para consumo humano.
- Os Estados Unidos da América são o país que importa mais petróleo no mundo.
- Todos os dias, os Estados Unidos da América produzem mais de oito milhões de barris de petróleo, mas consome mais do dobro.
Muitos países têm reservas de petróleo. Só os Estados Unidos têm 725 milhões de barris de crude escondidos.
Podemos extrair óleo de rebentos de soja e transformá-lo em combustível.
Podemos extrair etanol do milho, um combustível alternativo para os carros a gasolina.
- Noventa por cento das receitas de exportação da Arábia Saudita vêm do negócio do petróleo.
- Em média, é preciso a área equivalente à de um campo de futebol americano para garantir a alimentação de uma pessoa num ano.
Cerca de 40% da electricidade do mundo é produzida em plantas energéticas de combustão de carvão.
- A maioria do material hospitalar é feita a partir do petróleo. Por ano, são utilizadas cerca de 15 mil milhões de luvas cirúrgicas. Medicamentos, lubrificantes e fatos plásticos são todos feitos com petróleo. Sem eles, as infecções resistentes a medicamentos seriam capazes de se propagar mais depressa.
- As algas podem ser processadas e transformadas em combustível, produzindo sete mil vezes mais energia por quilómetro quadrado que outro bio-combustível. Este combustível é altamente renovável e quase não precisa de fertilizante.


Fonteshttp://natgeotv.com/pt/reaccao-em-cadeia/o-mundo-sem-petroleo

1 comentário:

  1. um filme muito interessante para termos uma ideia como a vida seria sem petroleo.

    cumps A Terra no passado e no futuro

    ResponderEliminar