segunda-feira, 12 de março de 2012

O Efeito de Estufa - Os Argumentos dos Cépticos

    Será de facto o Homem, o principal responsável pelas mudanças climáticas que estão a ocorrer?

     Todos nós conhecemos as principais conclusões do 4º relatório do IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change) - que o aquecimento global e devido a causas autropogénicas. Todos já vimos a "Uma Verdade Inconveniente" de Al Gore.

-Um argumento usado pelos cépticos quanto ao aquecimento global é o Período Quente Medieval. Entre o século IX e o XIV algumas regiões do mundo estiveram sujeitas a uma alta de temperatura como a que estamos a viver atualmente. Depois desse período, a Terra viveu uma Pequena Era do Gelo, onde a temperatura média foi 0,5 a 1 ºC inferior à atual. De acordo com os cépticos é concebível que o planeta esteja uma vez mais a passar por fenómenos semelhante. O argumento deles é o de que simplesmente não sabemos o suficiente sobre os sistemas climáticos de longo prazo para afirmar alguma coisa com certeza.

-Um outro argumento usado pelos cépticos é que o dados paleoclimáticos, como os obtidos com cilindros de gelo da Estação de Vostok, indicaram que as temperaturas do ar estiveram mais elevadas que as atuais nos períodos interglaciais anteriores e que as concentrações de CO2 não ultrapassaram 300 ppmv, sugerindo que o aquecimento do clima não depende da concentração de CO2.

-Os cépticos afirmam que a posição de algumas estações climáticas em áreas urbanas pode resultar em mensurações imprecisas. De acordo com eles, os dados estão a ser adulterados pela “ilha de calor urbana” - um efeito produzido pelos sistemas de transporte urbano, grandes volumes de asfalto com alta capacidade de absorção de calor e altas concentrações de dióxido de carbono gerado por grande número de residências e empresas em áreas densamente povoadas. 

- O IPCC, no seu relatório de 2007,afirma que concentração de CO2 aumentou de 35% nos últimos 150 anos.
Porém, isso pode ter sido devido a variações internas ao sistema terra-oceano-atmosfera. Sabe-se que a solubilidade do CO2 nos oceanos depende da sua temperatura com uma relação inversa. Ou seja, como a temperatura dos oceanos aumentou, (devido à redução do albedo planetário e à atividade solar mais intensa entre 1925-1946), a absorção de CO2 pelos oceanos pode ter sido reduzida (e a emissão aumentada) e mais CO2 ter ficado armazenado na atmosfera. 
Portanto, não se pode afirmar que foi o aumento de CO2 que causou o aumento de temperatura. Pode ter sido exatamente ao contrário, ou seja, que o CO2 tenha aumentado em resposta ao aumento de temperatura dos oceanos e do ar adjacente.


    Desde pequenos ouvimos falar do efeito de estufa, da importância de reduzirmos as emissões de dióxido de carbono, da necessidade de reciclarmos... apesar de todas estes comportamentos serem válidos e positivos, será que a sua razão motivadora (o aquecimento global causado por nós humanos) é igualmente válida? Regra geral, não nos perguntamos tal coisa, afinal se o ensinam na escola é porque está correcto, mas se ligarmos a nossa capacidade crítica e efectuarmos algumas pesquisas independentes, talvez comecemos a questionar as ideias que nos transmitem. 
    É verdade que o efeito de estufa com causas antrapogénicas é a teoria defendida pela maioria, mas vão surgindo novos argumentos e explicações que, mesmo sendo menos apoiados e conhecidos, parecem igualmente razoáveis.
   O público comum carece dos dados e conhecimentos científicos necessários para tirar conclusões absolutas, mas ainda tem a sua capacidade crítica e acesso à Internet. Pode explorar novas perspectivas e alterar a sua própria opinião, moldando-a aos novos dados. As causas das alterações climáticas não são ainda consensuais e como tal, não devemos admitir a nossa culpa absoluta sem todas as provas.
    Não obstante, o desenvolvimento sustentável, a reciclagem e todas as atitudes "go green" são positivas e (com culpa ou sem culpa) devem ser praticadas.

Fontes: http://www.cm-tabua.pt/?lop=conteudo&op=

1 comentário:

  1. "Será de facto o Homem, o principal responsável pelas mudanças climáticas que estão a ocorrer?" , deveriamos pensar bem nesta questão.

    Continuação de um bom trabalho,
    PlanetaGeo

    ResponderEliminar