quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O petróleo

    O Petróleo teve origem há muitos milhões de anos quando, no fundo dos oceanos, se acumularam sedimentos juntamente com restos de seres vivos microscópicos (plâncton e algas) e outros organismos marinhos. Estes depósitos foram sendo cobertos, lentamente, por outros sedimentos. À medida que as camadas se acumulam, a pressão e a temperatura aumentam. É nestas condições, que a matéria orgânica inicial através de reações químicas complexas (que ocorrem sempre na ausência de oxigénio) transforma-se ao longo de milhões de anos, numa massa líquida negra- o conhecido petróleo.
     A rocha sedimentar formada pelos sedimentos e restos orgânicos onde o petróleo se formou, designa-se de rocha-mãe. Mais tarde, o petróleo originado na rocha-mãe desloca-se através de poros das rochas porosas e permeáveis para outras camadas mais à superfície, denominadas por rochas-reservatório. A movimentação do petróleo pode não acabar já nesta fase. Caso no seu percurso encontre uma rocha impermeável e que impeça a sua ascensão - chamadas de rochas-armadilhas – o petróleo fica retido criando os depósitos/jazidas de petróleo.

Fig.1 - Representação esquemática d euma armadilha petrolífera


    A importância do petróleo nos remonta a antiguidade, utilizado, por exemplo, para pavimentação da Roma Antiga ou vedar reservatórios pelos Incas. O seu uso como fonte de energia (após a segunda Revolução Industrial) garante-lhe um status significativo na economia mundial.
    Assim, a procura por petróleo é da mais elevada importância, sendo que várias zonas do mundo se desenvolvem apenas à custa desta fonte de energia.

Fig. 2 - Plataforma petrolífera


    Por exemplo, a cidade flutuante de Oily Rocks, ou pedras oleosas,  fica na costa do Azerbaijão, e hoje encontra-se completamente abandonada. Esta começou como uma estrada sobre a água, construída sobre os costados de navios afundados que serviram de fundação. Esta estrada cresceu para atender à indústria de perfuração de petróleo e, eventualmente, foi alargada para criar espaço para casas, escolas, bibliotecas e lojas para os trabalhadores e suas famílias.
    Quando o petróleo acabou, toda a população partiu, deixando para trás apenas o esqueleto carcomido da cidade e das árvores que no passado estavam vivas.  Algumas estradas e edifícios afundaram sob as ondas e nunca mais foram vistas. A cidade de Oil Rocks hoje é habitada apenas por pássaros.
Fig.3- Fotos de Oily Rocks

 
    Mas as jazidas de petróleo não são eternas, mais tarde ou mais cedo, estas fontes de dinheiro vão secar e torna-se indispensável que os países comecem em busca de substitutos mais “eco amigáveis”, mais rentáveis e baratos. é necessário inovar, com urgência.














Fontes: http://www.mundogump.com.br/5-ilhas-curiosas-que-quase-ninguem-imagina-que-existam/
             http://eco-geracao.blogspot.com/2008/06/formao-do-petrleo.html

2 comentários: