quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Grand Canyon

     O Grand Canyon, nos EUA, para além das suas paisagens assombrosas, apresenta expostos cerca de 2000 milhões de anos da história geológica desta região da Terra. É um vale largo e profundo, que foi escavado pelo rio Colorado e pelos seus afluentes.
     Ao longo do curso do rio Colorado, foram construídas barragens que controlaram o seu caudal e alteraram o regime de cheias.
 
Como foi formado?
    A verdade é que ninguém sabe ao certo, embora existam alguns palpites. As hipóteses são de que um número de processos combinados criou esta grande “garganta”. A força mais poderosa que teve impacto sobre o Grand Canyon é a erosão, principalmente por água (e gelo) e, em segundo lugar, pelo vento. Outras forças que contribuíram para a formação do Canyon são o curso do Rio Colorado, vulcanismo, deriva continental e pequenas variações na órbita de terras que, por sua vez provocou variações nas estações e no clima.

Fig. 1 -Seção geológica mostrando a estratigrafia do Grand Canyon, USA. Os números pretos correspondem à grupos de formações e números brancos correspondem à formações geológicas (clique na figura para ver mais detalhes).



Fig.2 - Foto do Grand Canyon


Fontes:http://www.gave.minedu.pt/np3content/newsId=254&fileName=BG702_V2_P2_09.pd~
             http://www.bobspixels.com/kaibab.org/geology/gc_geol.htm

2 comentários:

  1. O Grand Canyon dá nos informação sobre as transformações e das condições que a Terra teve ao longo dos milhões de anos.

    ResponderEliminar
  2. O Grand Canyon é um grande ponto geológico da Terra, dizem nos as transformações existentes durante milhões de anos.

    ResponderEliminar