quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Era Paleozica: O Carbonífero

    O Carbonífero (360-290 M.a.) foi um período que principiou após a extinção em massa do Devónico e terminou marcado com dramáticas mudanças climáticas globais.
    A nível geotectónico a Terra, neste período, era constituída por três grandes blocos continentais a Laurasia, a Sibéria e a Gondwana que se foram movendo em rota de colisão até, no final do Pérmico, estarem juntos formando a Pangea. Esta rota de colisão originou três orogenias: a Apalachiana, a Varisca e a Urónica.

Fig. 1 - Representação esquematica da posição dos blocos continentais ao longo do Carbonífero

    Com um clima tropical e húmido, inicialmente, passou por flutuações nos níveis do mar causados pela glaciação no Pólo Sul. Tal prejudicou as formas de vida marinha, mas não impediu o desenvolvimento da vida em ambiente terrestre. Florestas pantanosas proliferavam onde répteis, anfíbios e insetos começaram a aparecer, todos eles de grandes dimensões provavelmente devido aos elevados níveis de oxigénio no ar. Os restos das florestas pantanosas originaram grandes campos de carvão que ainda hoje o Homem utiliza, daí o nome dado a este período. Um importante passo evolução também nele ocorreu: o desenvolvimento do ovo amniótico.

Fig. 2 - Reconstituição de ambientes do Carbonífero

Fontes: http://geologyclass.org
             http://www.crail.ukfossils.co.uk/Crail-Fossils-Geology/fossil-photos.htm
              http://www.infoescola.com/historia/periodo-carbonifero/
             http://www.rc.unesp.br/museupaleonto/carbonifero.htm
             http://www.avph.com.br/carbonifero.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário