segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Minas de carvão mineral

     Nos séculos XVIII e XIX, falar sobre carvão mineral era tão importante quanto, hoje, discutir petróleo ou urânio enriquecido. Graças às 100 milhões de toneladas de carvão que chegaram a extrair por ano, os ingleses conseguiram trocar o esforço humano por locomotivas, teares e máquinas de fiação com rendimentos aceitáveis, impulsionando a Revolução Industrial.
     O minério em questão formou-se há milhões de anos. O processo de formação aconteceu a partir de troncos, raízes, galhos e folhas de árvores gigantes. Todos esses fragmentos vegetais, após terem morrido, foram depositados e soterrados por sedimentos. Por meio de uma grande pressão e temperaturas extremamente elevadas foram-se gradualmente transformando em minério de carvão, isso há 300 milhões de anos.

Fig. 1 - Factores de que depende a formação de carvão


    As minas de carvão não são apenas uma consequência da Era das Máquinas, mas também uma causa. Nas primeiras jazidas, os mineiros usavam bombas de água para retirar a água que se acumulava e essa tecnologia rudimentar foi adaptada pelo escocês James Watt para os teares, criando o motor a vapor que desencadeou a Revolução Industrial. Até à invenção de Watt, motores a vapor eram geringonças dispendiosas demais. Depois dele, seriam os grandes amigos do homem.

Fig. 2 - Crianças trabalhando numa minha de carvão.
Quanto mais profundo era o túnel, mais difícil era abri-lo. Nesse caso, fazia-se um pequeno buraco e colocava-se uma criança, de 5 a 7 anos, para escavá-lo. Para recolher o carvão extraído, o pequeno trabalhador levava um carrinho amarrado ao pé


Minas do Pejão
    As Minas de Pejão (Germunde) iniciaram a sua actividade em 1886 tendo vindo a encerrar 108 anos depois por decisão do Governo. Eram abertas galerias de 50 em 50 metros que chegavam a atingir 500 de comprimento, estas galerias eram estocadas com troncos de eucalipto (mais recentemente em aço).
    
    Aqui deixamos algumas imagens desta mina:


    Achámos curioso referir a existência desta mina pois é uma pequena amostra da riqueza mineralógica e geológica do território português, riqueza essa que a maioria desconhece





Fontes: http://puraexperiencia.blogspot.com/2010/02/visitar-as-minas-do-pejao-pedorido.html
            http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/mina-carvao-434105.shtml
             http://iplayeveryday.blogspot.com/







Sem comentários:

Enviar um comentário