quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Antiguidades

    Em Acasta, no Noroeste do Canadá,  foi descoberto um gnaisse (rocha metamórfica derivada do granito), datado de há cerca de 4000 milhões de anos. Esta é uma rocha que se terá formado nas profundezas do planeta e não na sua superfície, uma vez que nenhuma rocha na superfície sobreviveria naquela altura pois a superfície seria uma crosta líquida ou pastosa a elevadas temperaturas.

Fig.1- Gnaisse da Acasta


    Mais antigos, são os grãos de zircão  (mineral particularmente resistente aos processos físicos e químicos da erosão), com cerca de 4360 milhões de anos, incluídos, como detritos, nos quartzitos de Mont Narryer e Lack Hills, no Oeste da Austrália, o que permite admitir a existência de uma crosta continental com esta idade, formada por rochas de tipo granítico onde, a partir do respectivo magma, esses zircões terão nascido.

Zircão
 
Fig.2- Zircão ao micoscopio


   













   

    Recentemente, geólogos da Universidade Mc Gill, de Monte Real (Canadá), dataram, por via isotópica (neodímio – samário), uma amostra das chamadas “rochas verdes” aflorantes à superfície do terreno na região de Nuvvuagittuq, no litoral oriental da Baía de Hudson. A estas rochas,  foi atribuída a idade de 4280 milhões de anos. Estas são, pois, cerca de 280 milhões de anos mais velhas do que o dito gnaisse de Acasta, mas, ao que se julga, 80 milhões de anos mais jovens do que a presumível crosta testemunhada pelos zircões do Oeste australiano.

 
Fig.3- "Rochas Verdes"

Fontes: http:// .www.cientifica.50megs.com/geologiahtm/geologia1.htm
http://sopasdepedra.blogspot.com/2008/10/as-mais-velhas-do-mundo.html

Sem comentários:

Enviar um comentário