sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Naica

Caverna de Cristais
    As Cavernas de Naica localizam-se no coração de uma no sul do estado de Chihuahua, norte do México. Esta é uma mina de chumbo activa, zinco e prata, de propriedade da Penoles. Famosa por seus cristais de selenita gigante. Elas são parte de um sistema geológico alimentado por fontes de águas termais, que permitiram o crescimento de cristais. Foram descobertas acidentalmente, pois as atividades de exploração da mina exigem a retirada da água quente por meio de um sistema complexo de bombeamento para poderem extrair o minério. Esse sistema drenou a água das cavernas e, acidentalmente, foi descoberto um tesouro natural extraordinário.
    Pelas características geológicas da área, muitas cavernas se desenvolveram com condições semelhantes às das quatro já conhecidas. A sua aparência de gelo contrasta com sua alta temperatura e umidade e cria um ambiente de condições extremas e perigosas que permitem a sobrevivência em seu interior por apenas poucos minutos.
    A Caverna dos Cristais foi descoberta no ano 2000, a cerca de 300 metros de profundidade, em Naica, no México. Com temperaturas de 50ºC e umidade do ar que chega a 90%, é um ambiente inóspito a humanos, mas perfeito para as formações no seu interior, que possuem até 11 metros de altura e 1 metro de diâmetro. Agora, graças a uma nova técnica de análise, cientistas conseguiram calcular a taxa de crescimento e determinar a idade desses cristais.
     Segundo um trabalho publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences, eles terão levado quase um milhão de anos para se formarem. Os dados mostraram que o mineral conhecido como selenita se cristalizou a temperaturas entre 54ºC e 58ºC, quando toda a caverna estava submersa. Simulando essas condições, descobriram que, a 55ºC sob a água, levaria 990 mil anos para que o cristal chegasse a um metro de diâmetro. Já a 56ºC, ele ter-se- ia se formado em muito menos tempo: 500 mil anos.
     Agora que sabem que a formação tem cerca de 1 milhão de anos, os espeleólogos começam à procura de bolsas líquidas dentro dos cristais e esperam, quem sabe, encontrar microrganismos vivendo na caverna.
    Tendo descoberto a existência destas cavernas através de um documentário apresentado na aula o grupo não pôde deixar de as referenciar aqui pois a sua beleza e complexidade muito nos espantou. Infelizmente, como estão sobre um ponto quente, não podem de forma alguma ser visitadas e temos de nos contentar com meras imagens. Aqui deixamos algumas delas:







Fontes: http://exame.abril.com.br/tecnologia/ciencia/noticias/caverna-com-cristais-gigantes-intriga-cientistas
http://www.natgeo.com.br/br/especiais/naica-a-caverna-dos-cristais/projeto-naica

1 comentário:

  1. Foram descobertas feitas pelo Homem de grande importância. Neste post está muito bem explicado como se descobriu e as características das cavernas de naica.

    ResponderEliminar