quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Fósseis vivos

    Um fóssil é um resto, vestígio ou marca de seres vivos de outros tempos geológicos que não os nossos conservados em contexto geológico e que têm a mesma idade da rocha onde se encontram.     "Fósseis vivos" são organismos atuais pertencentes a grupos biológicos que, no passado geológico da Terra, foram muito mais abundantes e diversificados que na atualidade.
     Uns dos exemplos mais conhecidos de “fósseis vivos” são os celacantos atuais, um grupo de peixes.


  
 Celacantos


   Outro exemplo, é a planta ginkgo biloba, como é vulgarmente chamada. A designação biloba refere-se à forma da folha, que tem duas partes, ou lobos.
   As ginkgos são árvores extremamente resistentes e de grande longevidade. Atingem facilmente os 20 ou 30 metros de altura, e muitas vivem centenas de. No estado selvagem existem apenas numa região do leste da China. A sua resistência a pragas e a ambientes contaminados e a sua facilidade de reprodução, a par da beleza das folhas – muito especialmente no final do Outono– tornaram-na uma espécie muito utilizada em parques e jardins
   Os seus primeiros fósseis datam de há 270 milhões de anos atrás no período Pérmico do Paleozoico quando sementes fetos e samambaias dominavam e a Ginkgo, cicadáceas e coníferas entraram em destaque.  Portanto, na era dos dinossauros ela já existia!

Folha de Ginkgo fossilizada
  • Curiosidade:
Quando a bomba foi lançada sobre a cidade de Hiroshima, em 1945, foram poucos os seres vivos que resistiram ao impacto da explosão. Entre eles, encontravam-se quatro árvores da espécie Ginkgo biloba. Embora tenham ficado queimadas, recuperaram, e podem ser vistas ainda hoje na cidade .




Fontes: http://webpages.fc.ul.pt/~cmsilva/Paleotemas/Fossilvivo/Fossilvivo.htm
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj_W4m9PSzM-7WySLBaIVlqrzMRqq0jLvjDU405xnPWLakzR0MclEBMbzHBfugR4_6MU3KX8yNqkb6Lm5lveplP4JKw9BhQA7oBHHqB6x4KL7sa77jV7Efqb5dthDHJiuUkGINPlFodkPhD/s1600/celacanto4.jpg
http://kwanten.home.xs4all.nl/fossils.htm
http://noticias.sapo.pt/especial/magazine/888554.html



Sem comentários:

Enviar um comentário