segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Terramoto na Turquia


    O leste da Turquia foi atingido no domingo, 23 de outubro, às 11h41 (hora de Lisboa), por um  terremoto de 6,6 na escala de Ritcher e de magnitude 7.2. Com epicentro localizado a aproximadamente 16 km da província de Van e uma profundidade de 7,2 quilómetros, devastou a região, derrubando prédios e deixando várias pessoas sob os escombros. De acordo com os dados oficiais apresentados pelo governante, cerca de uma centena de pessoas morreu na província de Van e outras 117 em Ercis.
    A Turquia é especialmente suscetível a fortes terremotos por causa da sua localização, na confluência de três grandes placas tectónicas. Os choques entre as placas Africana, Arábica e Eurasiana provocam tremores recorrentes, muitas vezes fatais. Só entre 1939 e 1949, os abalos na região mataram mais de 41 mil pessoas. Istambul, a maior cidade, corre risco permanente de sofrer um grande terramoto.

Fig. - A Falha Anatólia-norte, que se estende desde o leste da Turquia até a Grécia, possui cerca de 1600 quilômetros de extensão. Esta falha divide duas placas tectônicas: a Eurásia e o bloco anatólico, muito menor, sobre o qual se assenta quase todo o território da Turquia.
As bordas das duas placas estão encaixadas, mas as forças geológicas empurram a Placa da Anatólia para oeste, na direção da Grécia cerca de 3 metros por século. Quase todo o território da Turquia desliza para oeste ao longo da falha, o que provoca tremores frequentes.



Fontes:http://pt.globalvoicesonline.org/2011/10/24/turquia-ajuda-humanitaria-online-para-vitimas-do-terremoto-em-van/

Sem comentários:

Enviar um comentário