quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Erupção do vulcão El Hierro nas Canárias

   Hierro está situado no extremo mais a sudoeste do arquipélago das Canárias. A ilha foi formada depois de três erupções sucessivas, e consequente acumulaçãa. A  ilha emergiu do oceano como uma pirâmide triangular coroada por imposição de um vulcão com mais de 2.000 metros de altura.

   

   Desde Julho já foram registados em El Hierro mais de 9.600 sismos, o mais forte dos quais, na noite de 8 de Outubro, alcançou uma magnitude de 4,3 na escala de Richter.
   
Actividade sísmica na zona de El Hierro

     A partir das 04:00 de segunda-feira (10 de Outubro) que especialistas dizem estar a ocorrer uma erupção submarina, não visível à superfície, localizada a cerca de 2.000 metros de profundidade e a uma distância entre cinco e sete quilómetros da costa.
    Como medida preventiva a população de La Restinga, 547 pessoas,  que é a que se encontra mais próxima da zona da erupção submarina, recebeu instruções para se concentrar num campo de futebol de onde serão retirados por equipas de protecção civil.
    A última erupção nas Canárias aconteceu em 1971, quando o vulcão Teneguía, na ilha de La Palma, entrou em actividade.

    A enorme atividade sísmica detetada antes da erupção indicando uma sucessiva acumulação de energia, cujo resultado final poderia ser a erupção do vulcão - como se veio a verificar. Estes "avisos" permitiram a tomada de medidas preventivas para proteger a população.
Gráfico da Energia acumulada em El Hierro


 Fontes: http://aeiou.expresso.pt/canarias-erupcao-do-vulcao-el-hierro-por-um-fio-videos=f676969
             http://meteofebres.blogspot.com/2011/09/el-hierro-canarias-em-grande-actividade.html
http://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2011/10/11/alerta-vermelho-nas-canarias

Sem comentários:

Enviar um comentário