Como seria o nosso planeta se ficássemos sem petróleo?
O principal combustível do nosso mundo altamente tecnológico e móvel não dura para sempre. Com este documentário ficamos a conhecer um cenário daquilo que aconteceria num dia em que as reservas de petróleo chegassem ao fim. Visionamos os dias e os meses que se seguiriam ao catastrófico acontecimento através de recriações, imagens feitas por computador e animações. Falta de comida, falhas na eletricidade e Invernos que transformariam as grandes cidades em grandes aglomerados de betão e vidro isolados seriam apenas alguns dos problemas.
Apercebemo-nos, com choque, da enorme dependência de que o mundo padece. Economias de vários países colapsariam e milhares de pessoas morreriam! Já sabíamos que era necessário mudar, mas este documentário alertou-nos para o quão urgente é essa mudança.
- Factos e Curiosidades
- O petróleo é um dos combustíveis mais poderosos e versáteis do nosso planeta.
- O homem extrai petróleo do subsolo há cerca de 150 anos.
- O homem já extraiu mais de um trilião de barris de petróleo, cerca da mesma quantidade que ainda há no subsolo para consumo humano.
- Os Estados Unidos da América são o país que importa mais petróleo no mundo.
- Todos os dias, os Estados Unidos da América produzem mais de oito milhões de barris de petróleo, mas consome mais do dobro.
- Noventa por cento das receitas de exportação da Arábia Saudita vêm do negócio do petróleo.
- Em média, é preciso a área equivalente à de um campo de futebol americano para garantir a alimentação de uma pessoa num ano.
- A maioria do material hospitalar é feita a partir do petróleo. Por ano, são utilizadas cerca de 15 mil milhões de luvas cirúrgicas. Medicamentos, lubrificantes e fatos plásticos são todos feitos com petróleo. Sem eles, as infecções resistentes a medicamentos seriam capazes de se propagar mais depressa.
- As algas podem ser processadas e transformadas em combustível, produzindo sete mil vezes mais energia por quilómetro quadrado que outro bio-combustível. Este combustível é altamente renovável e quase não precisa de fertilizante.
Fontes: http://natgeotv.com/pt/reaccao-em-cadeia/o-mundo-sem-petroleo
um filme muito interessante para termos uma ideia como a vida seria sem petroleo.
ResponderEliminarcumps A Terra no passado e no futuro