segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Alvin, o submarino

    Alvin é um submarino de investigação com capacidade para três pessoas que leva os cientistas às profundezas do oceano. Desde seu lançamento em 1964, Alvin levou mais de 13.000 cientistas, engenheiros e observadores a visitar o fundo oceânico. Pode mergulhar até aos 4.500 m, dando acesso a cerca de 63% do Oceano.   



     Visitar o oceano profundo em pessoa permite que os cientistas vejam detalhes do solo oceânico e dos seus processos com os seus próprios olhos. Podem também usar equipamentos para retirar amostras de rochas, sedimentos, fluidos e vida marinha.


     Este submarino foi referido num documentário que visualizámos na aula e, tendo em conta a importante informação que forneceu para o estudo dos fundos oceânicos, decidimos pesquisar um pouco sobre ele. Acabámos por descobrir a sua localização actual que aqui deixamos: 


Fonte: http://www.whoi.edu/page.do?pi

A camada D"

   
    A fronteira do manto inferior com o núcleo externo corresponde a uma zona de contrastes acentuados, denominada de camada D”. Tem um espessura variável, parecendo desaparecer em determinados locais para se estender por mais de 300 km noutros.
    Os geofísicos pensam que através desta camada o núcleo transfere o seu calor para o manto, o que pode ter consequências importantes sobre a dinâmica do manto. Atualmente alguns investigadores admitem que a camada D” será a fonte das plumas térmicas, uma matéria menos densa e menos viscosa que alimentam os pontos quentes. Há também quem admita que as zonas mais frias da camada D” correspondem à chegada até essas profundidades das placas litosféricas que mergulham nas zonas de subducção.
    
     A descoberta da existência da camada D" contribui grandemente para uma melhor compreensão da geomorfologia do planeta Terra - um mistério ainda por resolver.
   Apesar de ainda haver muito a aprender sobre esta camada, cremos que deveria fazer parte programa de estudo do alunos do secundário já que está correlacionada com outros fenómenos que abordamos (como as plumas quentes) e que poderíamos aprofundar.
Fontes:

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Os 101 anos do Prof. Carlos Teixeira

 
    Hoje quisemos prestar homenagem a este grande geólogo, nascido a 23 de Setembro de 1910, em Aboim, Fafe.
    Licenciado em ciências Histórico-Naturais,  dedicou a sua vida ao ensino  e investigação na área das ciências, com particular destaque da Geologia, tendo sido professor catedrático da Universidade de Lisboa, fundador da Sociedade Geológica de Portugal e membro da Academia das Ciências de Lisboa.
    Os seus mais de quinhentos trabalhos científicos não e limitam a Portugal continental, mas também às suas antigas colónias.
Faleceu a 7 de Junho de 1982, mas permanece motivo de orgulho na nossa cidade, dando hoje o seu nome a uma escola EB2,3 e ao respetivo agrupamento.


quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Bem-vindo! Welcome! Bienvenida! Bienvenue! 歡迎!

Fonte:http://www.esfafe.pt
   Os alunos Filipe Peixoto, Inês Dias e Leonardo Barros da Escola Secundária de Fafe dão-lhe as boas-vindas ao seu ePortefólio de Geologia!
    De hoje em diante, postaremos todo o tipo de informações, notícias e curiosidades relacionadas com a disciplina.
Esperamos que gostem!